Por Léo Artese

O Centro Eclético da Fluente Luz Universal Céu da Lua Cheia teve sua raiz em 1992. Em 1992, eu viajava para fazer a maioria dos trabalhos oficiais na minha Igreja de fardamento, o Céu da Montanha, em Visconde de Maua-RJ, comunidade dirigida pelo Parinho Alex Polari, e nas concentrações e outros trabalhos, frequentava a Igreja *Flor das Águas*, dirigida pelo antropólogo Walter Dias, no município do Embú das Artes (depois mudou-se para Itapecerica da Serra) e também no *Flor de Luz* dirigido pelo Padrinho Jonas. A partir da mudança do Pad. Alex Polari para o Céu do Mapiá, passei a fazer os trabalhos espirituais nas igrejas paulistas.

Independentemente da Doutrina, como estudante de xamanismo, além de fazer experimentações com outras plantas de poder, recebia o Daime, de Marco Imperial e Vera Fróes, dirigentes e padrinhos da Igreja Rainha do Mar em Pedra de Guaratiba – RJ, para fazer meditações xamânicas com um grupo de amigos. Naquela altura já havia recebido de Dom Mateo Arévalo, Xamã Shipibo da comunidade de San Francisco, Pucalpa – Perú, as bençãos, arcanas medicinais (escudos energéticos), e um pouco de ayahuasca, para realizar sessões aqui no Brasil. Com esse Daime, eu fazia meditações com tambor, pedras, tabaco com alguns amigos, além do calendário da Doutrina.

Nos momentos de intervalo dos trabalhos oficiais, eu aproveitava a *força do Daime* para cantar alguns de meus hinos na Estrela. As pessoas que ouviam, gostavam muito e começavam a chegar ao meu lado para cantar comigo, e assim começou a crescer. Até que uma das minhas amigas, uma advogada chamada Edna Ferragi, veio ser uma espécie de porta voz de um pequeno grupo que mostrava interesse em cantar os meus hinos. Consultei o Marco, sobre a possibilidade de aumentar a quantidade e ele consentiu, desde que se fizesse um rigoroso controle de consumo. E assim foi !

Eu aceitei o convite sob a condição de ser um trabalho xamânico (que eu tinha as bençãos e as arcanas) onde cantaríamos os hinos num determinado momento, nas noites de Lua Cheia, quando não houvesse trabalho oficial da doutrina. O trabalho tinha uma arquitetura ritualística onde consagrávamos o sacramento, ficávamos em silêncio ouvindo musicas xamânicas e tambores. Num dos despachos, fazíamos um espaço livre para as pessoas pudessem deitar, abraçar uma árvore, meditar. Em determinado momento da força fazíamos algumas meditações dirigidas, um ritual do tabaco, mascavamos folhas de coca, fazíamos uma cerimônia da Lua Cheia e cantávamos os meus hinos na segunda parte. Este foi a célula-mater do trabalho de Lua Cheia e das Jornadas Xamânicas Voo da Águia.

Os primeiros trabalhos foram realizados no Bairro do Butantã na Rua Mão Cheia, residência de uma fardada filiada da Igreja Flor das Águas, a Christiane Costa, hoje Chris Artese, minha esposa.

Portanto, a semente do Céu da Lua Cheia foi plantada em 1992, quando foi realizado o primeiro Trabalho de Lua Cheia que se constituiu através de um grupo denominado Grupo de Estudos Xamânicos.

Na época não passava pela minha cabeça a intenção de fundar uma Igreja. Sentia que meu caminho era de realizar trabalhos xamânicos, fora dos calendários. Fazíamos os trabalhos sem farda para não dar nenhuma conotação de oficial, etc. Uma parte do grupo insistia que eu entrasse mais e outra que eu me mantivesse de forma não oficial.

Começamos com 08 pessoas, passamos para 16, 25, 36…Foi tomando corpo…E foi indo até a que por ocasião do II Encura, realizado no Céu da Montanha, em Mauá, o trabalho foi apresentado oficialmente à Comissão Nacional de Cura da ICEFLU, e teve seu estudo aprovado, passando o grupo, a integrar-se ao sistema de distribuição oficial do sacramento.

Inicialmente denominado Grupo de Estudos Xamânicos reunia-se nas luas cheias, para fazer meditações xamânicas, e as concentrações de 15 e 30. Outros trabalhos oficiais fazíamos na igreja Flor da Águas. Ainda assim, a ideia era apenas fazer as concentrações do 15 e 30 e os Rituais de Lua. Foi fundamental a presença do Sr. Pedro Dário nesse processo, que realmente me aprumou para entrar definitivamente no calendário oficial e iniciar um passo mais sério, que era a formação de uma Igreja, tornando-se o nosso patrono.

Com o crescimento espontâneo do grupo, em 1994 constituiu-se oficialmente, através da orientação da ICEFLU (Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal), com sede no Mapiá-AM, o Centro Estrela Guia no bairro da Mombaça em Itapecerica da Serra – São Paulo, no Sitio de um dos nossos filiados, Daniel Prado.

Fizemos o trabalho inaugural cantando o Cruzeiro do Mestre Irineu e parte de meus hinos em 10 de julho de 1994 (dia do meu anivesário) em Itapecerica da Serra – SP

Em 1995 nos mudamos para o Embu das Artes, bairro da Ressaca, no sitio de propriedade da irmã Nancy, que veio a se constituir no comando feminino, e assim assumimos todos os trabalhos oficiais da Doutrina e rituais de Lua Cheia até 1998. E foi na missa do dia de São Sebastião, do ano de 1998, que foi realizado o último trabalho do Estrela Guia. Os caminhos da Doutrina são feitos de mistérios e descobertas.

Em 02 de fevereiro (Dia de Yemanja) de 1998, foi fundado o Céu da Lua Cheia. Realizamos nossos trabalhos no Município de Cotia, até 6 fevereiro de 2.000, e em outubro de 2.000 adquirimos nossa sede própria em Aldeinha, município de Itapecerica da Serra-SP.

No Sítio Lua Cheia fizemos o nosso primeiro trabalho com um grupo pequenos de fardados no Altar das Pedras um lugar muito especial de nosso Sítio. Foi nesse trabalho que chegou Cidão de Xangô, nosso “véio” e meu tio, padrinho de batismo, meu iniciador na Umbanda.

Nosso primeiro movimento foi o de encontrar numa mata fechada um lugar para construirmos a Igreja. Saímos munidos com terçado e pêndulos para achar a melhor localização. Começamos com uma pequena Igreja no formato retangular, construída pelo nosso patrono Sr. Pedro Dário que cabia no máximo 120 pessoas e ficamos nela até 2.004

Em 2.004 construímos a “Igreja Oficial” do Céu da Lua Cheia, através da ajuda do Sr. Pedro Dário e da mão-de-obra fundamental dos irmãos Aloísio Corrente, Chico Leal e Nilmá. Onde estava a antiga Igreja construímos, em 2010, a Casa de Feitio São Sebastião, onde realizamos o nosso primeiro feitio do Santo Daime.

O Céu da Lua Cheia é uma igreja filiada ao ICEFLU e sob o comando de nosso querido Padrinho Alfredo Gregório de Melo. Somos também ligados por laços fraternos ao Céu da Montanha e aos meus queridos padrinhos Alex Polari de Alverga, Mad. Sonia Palhares e toda a família. Um amor sem explicações ! Considero-me, particularmente, um ramo dessa árvore que nasceu nas montanhas mágicas, cercadas pelas águas claras de Visconde de Mauá e embalada pelo carinho dos valorosos e experientes irmãos da comunidade

Independentemente do calendário oficial da Doutrina, o grupo manteve-se sempre fiel ao estudo que o originou, a Lua Cheia, paralelamente aos trabalhos oficiais e compromissos administrativos com a organização. A tradicional Cerimônia da Lua Cheia, tem sido frequentada por irmãos de todos os centros do Brasil.

Quando paramos para ver o progresso do grupo, desde o início,muitos desafios fortes foram vencidos. Neste instante também, vou me lembrando e agradecendo os irmãos que chegaram e deixaram sua contribuição de amor e trabalho, tanto aqueles que permaneceram, como àqueles que, devido aos caminhos que a vida toma, seguiram para outros desafios. Meu profundo respeito aos irmãos que nos acompanham há tantos anos. Agradeço à todos os que já passaram pelo Céu da Lua Cheia, desejando muita saúde, alegria, paz, amor, prosperidade e…boas lembranças !

Aqueles que ficaram sabem como enfrentamos dúvidas, medos, desânimos, descrenças, julgamentos, críticas…Dirigir uma Igreja requer muita fé, paciência e resistência para enfrentar dificuldades e provas em todas as dimensões da existência (espirituais, humanas). Todas as situações pessoais que são colocadas em nossa jornada são provas necessárias para evoluirmos, adquirirmos novas referências. E hoje todos nós que continuamos o seguimento de nossos trabalhos, desde 1992, podemos hoje olhar para frente, com a cabeça erguida, com alegria e no fundo do coração, ver as curas, transformações, o progresso e dizer : Graças à Deus, Valeu !

Desde abril de 2.005 criamos a Associação Lua Cheia, através do “ESPAÇO” ( Centro de estudos de xamanismo Vôo da Águia), situado no bairro do Butantã – São Paulo, que tem oferecido aos seus fardados estudos de xamanismo, oficinas de canto, várias atividades terapêuticas, reuniões e ensaios dos Hinários, reuniões de grupos de trabalho, anamneses com novatos além de proporcionar um espaço social para nossos fardados (aniversários, chás-de-cozinha, etc).

Continuamos nos construindo, por dentro e por fora. Construímos a Casa das Crianças, a recepção, a Cozinha Comunitária, a Casa do Zelador, um pequeno alojamento para 20 pessoas e outras obras que nunca param, sempre buscando melhorar o conforto e a infra-estrutura, de forma sustentável e ecológica mente correta, para receber os irmãos que vão chegando e constituindo o futuro do Céu da Lua Cheia. Temos um reinado de jagube e rainhas, dentro do projeto “Jardineiros do Mestre” que vida nossa total auto-sustentabilidade do sacramento, iniciamos a “Horta Brilho da Lua Cheia” e o Projeto “Frutificare” (plantio de frutas).

Nosso grande desafio agora será a consolidação da Eco-Vila Lua Cheia com 30 cotas para construção de casas.

ECO-VILA LUA CHEIA

Temos como objetivos, além do desenvolvimento dos trabalhos espirituais, a conservação da diversidade biológica, a convivência harmoniosa entre todos os seres vivos que povoam o Sitio (fauna e flora); a utilização sustentável de seus componentes e a distribuição justa e equilibrada dos recursos advindos deste uso, gerando conhecimentos, maior integração à natureza, expansão da consciência, paz, saúde e bem estar

Nos 200.000 m2 (20 hectares) de Mata Atlantica do Sítio Lua Cheia, iniciamos nosso projeto para a futura criação da Eco-Vila Lua Cheia, uma comunidade espiritual, em busca de uma maneira ecologicamente correta de ocupação e um plano de desenvolvimento comunitário . Ele fica aproximadamente à 12 km da represa de Guarapiranga e à 4 km do Parque do Morrão, Aldeinha, município de Itapecerica da Serra,São Paulo. Localiza-se na Bacia Hidrográfica de Guarapiranga (quase na divisa com a Bacia Hidrográfica de Juquiá), que verte para a Região Metropolitana de São Paulo, RMSP. 0 sitio está dentro de uma área de preservação de mananciais

Com vistas a promover a ocupação adequada do solo, nosso projeto tem como objetivo proteger os recursos hídricos, preservar a fauna e a flora existentes e promover atividades de educação ambiental e lazer para a população. O sonho é poder construir moradias, espaço de vivências, recreação e educação ambiental, um centro cultural e terapêutico e um templo ecumênico que tem por objetivo expandir a consciência segundo os fundamentos virtuosos da Era de Aquário. Com vistas a promover a ocupação adequada do solo, este Sitio tem como objetivo proteger os recursos hídricos, preservar a fauna e a flora existentes e promover atividades de educação ambiental e lazer para a população.

Este projeto contempla uma avaliação à luz da nova legislação de proteção às áreas de proteção de mananciais. A primeira parte da ocupação do projeto é a ocupação da área da Igreja Céu da Lua Cheia Estamos tentando identificar empreendimentos economicamente viáveis e ambientalmente compatíveis com as leis e regulamentos vigentes assim como um modelo de gestão afinado aos princípios virtuosos da nova era.

Os resultados deste projeto se caracterizam pelos seguintes estudos técnicos: Análise de viabilidade econômica para os seguintes empreendimentos: spa; casa de repouso; ecoturismo; condomínio horizontal de padrão médio com projeto alternativo para todos seus elementos. Edificações, saneamento e esgoto, fonte de energia, etc

Localiza-se na Bacia Hidrográfica de Guarapiranga (quase na divisa com a Bacia Hidrográfica de Juquiá), que verte para a Região Metropolitana de São Paulo, RMSP. 0 sitio está totalmente inserido dentro da área de Preservação dos Mananciais, estabelecida pelas Leis Estaduais 898/75 e 1172/76, revistas pela lei estadual 9866/97, por representar importante reserva de recursos hídricos de interesse para abastecimento da RMSP.

O sitio Lua Cheia é propriedade da Eco-Vila Lua Cheia que busca uma maneira ecologicamente correta de ocupação que sirva de modelo para a região e locais similares no mundo. Um dos proprietários é a Igreja Lua Cheia.

Estudos para proteção da flora, fauna e recursos hídricos segundo regulamentação para a proteção geral da bacia de Guarapiranga. O modelo de gestão a ser proposto será baseado na avaliação das potencialidades existentes e terá como pressuposto os recursos e potencialidades dos proprietários, o envolvimento do assessoramento técnico dos órgãos e entidades da administração ambiental do Município e do Estado e órgãos não governamentais, assim como de patrocínios de instituições e empresas afins.

A história continua, o sonho está cada vez mais vivo.

Viva o Santo Daime !

 Viva o Céu da Lua Cheia !

 Viva todos nós !

 Harmonia – Amor – Paz e Luz !

 Léo Artese